Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Saúde | Resoluções de Ano Novo

Imagem: we heart it.


Bom dia, Vallentinas!

Se você está procurando criar novos hábitos neste Ano Novo, como a maioria das pessoas tenta, um ótimo começo seria cuidando de sua saúde primeiro. Uma vida saudável não é feita de um dia pro outro, mas sim de muitos dias após outros.

Aqui vão 7 dicas para começar o ano com o pé direito, e mais importante, com saúde:


1. AUMENTE A DOSE DE ANTIOXIDANTES

Comece aumentando a quantidade de antioxidantes em sua dieta. Procure alimentos ricos em antioxidantes e encaixe-os em cada refeição diária. Não deve ser muito difícil, já que no dia a dia geralmente ingerimos quantidades significativas de antioxidantes, mas apenas aumente a dose.
O cravo da índia é um dos mais poderosos temperos mediterrâneos, rico em antiox. Outros alimentos também ricos em antiox, são: cenoura, mamão, brócolis, laranja, azeite, cereais/cereais integrais, verduras, castanhas, legumes, grãos integrais, tomate, goiaba, pitanga, melancia e uva roxa.


2. SEJA MAIS ATIVA!

Se você já frequenta uma academia, ótimo! Está no caminho certo para um 2013 mais saudável. Tente tornar isso um hábito não só saudável, mas também agradável: caminhadas no parque com a família, namorado ou cachorro, inscreva-se em um curso de dança, forme um grupo de amigos para pedalar aos fins de semana ou toda manhã. Além de você tornar disso um hábito agradável para você, estará trazendo alguém para o bom caminho também! Não se engane, fica mais fácil depois que se começa.

3. LARGUE OS VÍCIOS

A mídia, os profissionais em saúde e até a sua mãe já disseram que faz mal! Então, largue seus vícios, eles estão te matando aos poucos. Como já dizia minha avó, tudo o que é demais faz mal. Os principais vícios são: cigarro, álcool e refrigerantes. Existem muitas maneiras de se parar de fumar, parar de beber e parar com o refrigerante. Consulte seu médico para as melhores opções, pois cada caso é específico. Mas saibam que na maioria das vezes, a ansiedade pode ser o motivo do exagero no consumo dessas substâncias, principalmente refrigerantes e doces.

Eu sei que é difícil, Vallentinas, mas essa jornada é crucial para uma vida mais saudável, podendo até aumentar alguns aninhos de vida.

4. HIGIENE DENTAL

É muito importante tomar conta de seus dentes. Passar o fio dental é tão essencial quanto escovar os marfins. Meu dentista sempre me lembra de que escovar os dentes duas vezes ao dia é o MÍNIMO que eu posso fazer para deixá-los bem cuidados. E para evitar cáries, sempre após consumir algum docinho, corra para a pia e escove muito bem seus dentes, pois doces são os maiores causadores de cáries. Claro, sempre dá pra melhorar o hálito com enxaguantes bucais quando terminar.

5. PROTETOR SOLAR

Para as meninas que estão sempre ligadas nas maquiagens, essa pergunta é importante: você está tomando conta de sua pele corretamente? Você protege sua pele no verão, e até mesmo no inverno? Não se intimide pelo ventinho gelado. O sol do inverno é tão perigoso quanto o sol do verão, quanto se trata de raios UV. Por isso, a prioridade é sempre proteger a pele desses raios, mesmo no inverno mais gelado. Lembrem-se, se não proteger sua pele, não haverá maquiagem que conserte depois.

6. TREINO PESADO

Coloque alguns músculos para trabalhar em sua rotina cardíaca. Treinar pesado pode ser benéfico para seu coração e também para a perda de peso, e dá ao seu corpo toda uma nova dimensão. Não demora muito para ver os resultados, mas a força de vontade tem que ser tão forte quanto os músculos que você vai ganhar ao final de cada treino. É de extrema importância que você consulte seu cardiologista e seu médico antes de entrar em um treino pesado.

7. TREINE SEU CÉREBRO

Viva com uma atitude positiva. O primeiro passo para ser saudável fisicamente, é trabalhar seu psicológico e emocional. Seu cérebro é o órgão que comanda todas as outras funções e partes de seu corpo. Treine-o para ser uma máquina, e você terá seus benefícios: leia bons livros, ouça boas músicas, pense positivo, escreva sobre o que pensa, tire fotos, esteja entre a natureza e lembre-se de que você nunca está sozinha.
Essas atitudes com certeza serão positivas para suas resoluções de Ano Novo, ao menos no que se diz respeito à saúde. 
As resoluções relacionadas à saúde são as mais famosas por entre o mundo todo. Você já planejou as suas para 2013? Planeje-se, e vá em frente!

Créditos: o conteúdo deste artigo pode apresentar tradução parcial da matéria sobre resoluções de ano novo quanto à saúde, do site allwomenstalk. A tradução idêntica ou literal de qualquer palavra que esteja no artigo de terceiros, não é coincidência. Este artigo foi inspirado no conteúdo de terceiros e envolveu pesquisas feitas através da Internet, além de ter sofrido severas mudanças de inclusão de uma nova opinião pessoal da autora deste blog. O intuito é tentar aculturar o assunto e trazer novas possibilidades de interação com o público leitor do Vallentina Dalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pageviews